Mais de 100 pessoas atenderam o convite de Prefeitura de Goiânia e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e trocaram o carro pela bicicleta nessa manha de domingo. O passeio faz parte do Dia Mundial sem Carro, que propõe uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e a dependência que o mundo moderno criou em relação ao carro. Trata-se de uma campanha mundial em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

O secretário da SMT, Fernando Santana, que participou do passeio, lembrou do desafio do órgão em promover a mobilidade em uma cidade que tem quase 1,3 milhão de veículos circulando pelas vias. “A melhoria da mobilidade passa pelo uso da bicicleta. Nós precisamos criar a cultura da utilização da bicicleta como meio de transporte para melhorar o trânsito na nossa capital”, afirmou.

O passeio ciclístico, que adotou o lema “Por mais mobilidade e vidas – Vou de Bike”, teve um percurso de 6 km, entre os parques Areião e Vaca Brava, e atraiu pessoas de todas as idades.

Ao final, Fernando Santana lançou a iniciativa “Multa Moral”: foram distribuídos blocos de multas para que as pessoas possam passar seu recado para os motoristas que invadem os espaços, não só dos ciclistas, mas também de pessoas com deficiência ou idosos e pedestres. Também houve distribuição de brindes.

A Multa Moral deve ser colocada no para-brisa do veículo estacionado em calçadas, em vagas destinadas a pessoa com deficiência ou idoso ou em ciclovias e ciclofaixas.

Andreia Bahia, da Editoria de Trânsito