06/02/2015

MISSÃO DO BID EM GOIÂNIA DISCUTE EXECUÇÃO DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS
Durante a visita, ocorrida nos dias 04 e 05, especialistas do Banco demonstraram satisfação com o empenho da Prefeitura na execução do Puama

A equipe de especialistas do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e o Coordenador Executivo, Nelcivone Melo, participaram nesta semana de mais uma missão de inspeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição financiadora do Programa. A reunião é uma prática do Banco para acompanhar as ações dos Projetos que são desenvolvidos em parceria com o BID e serve para verificar de perto o que está sendo feito, a evolução dos trabalhos, entre outros.

Durante dois dias, 04 e 05 últimos, especialistas do Banco e do Puama, discutiram questões referentes ao gerenciamento do Programa e sobre os aspectos fiduciários, em consonância com as exigências do BID. Temas como desapropriações, avaliação imobiliária, supervisão de obras, ações socioambientais, entre outros, estiveram em foco.

A Especialista em Água e Saneamento do BID, Cláudia Nery, chefe do contrato de financiamento do Puama no Banco, repassou com a equipe as questões inerentes ao contrato de empréstimo firmado entre a Prefeitura e a Instituição e as cláusulas que devem ser atendidas na execução das obras e ações previstas no Programa. Também participaram pelo Banco o Especialista Fiduciário, Jorge Seigneur e a Analista de Operações, Laura Cavalcante. Ao final da visita, os especialistas demonstraram satisfação com o empenho e esforço tanto da equipe quanto da Prefeitura na execução do Programa. “É uma equipe bastante qualificada, que adquiriu experiência ao longo do trabalho desenvolvido e que hoje tem condições de trabalhar com as próprias pernas e atender aos anseios do Banco”, declarou Cláudia Nery.

Nelcivone Melo também considerou a reunião bastante positiva, sobretudo no que diz respeito à apreensão de conhecimento por parte da equipe. “Essa missão foi muito importante para reforçar o conhecimento da nossa equipe no planejamento, gerenciamento e supervisão de obras. Isto é uma garantia para o bom andamento dos trabalhos”, afirma.

O Puama

O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e beneficiará diretamente cerca de 350 mil pessoas nos 131 bairros da área de abrangência. Constitui-se de um conjunto de ações e obras que visam contribuir para a solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultantes da ocupação desordenada do espaço urbano, sobretudo ao longo do Córrego Macambira e Ribeirão Anicuns. Para tanto, serão construídos os Parques Ambientais Macambira, com extensão planejada de 25,5 hectares, no Faiçalville, e o Parque da Pedreira, com 10,5 ha, na Região do Morro do Mendanha e o Parque Linear Macambira Anicuns, com aproximadamente 25 km de extensão e área total estimada em 360 hectares. Esse parque se desenvolve desde a nascente do Córrego Macambira, próximo à Avenida Hélio França no Setor Faiçalville, até a ponte da Av. Goiás Norte, sobre o Ribeirão Anicuns nos Setores Urias Magalhães e Criméia Oeste.

A execução do conjunto de obras previstas foi dividida por etapas e atualmente várias frentes de serviço atuam na região Sudoeste de Goiânia na execução das obras previstas no Parque Urbano Macambira (PAM), na nascente do Córrego Macambira no Setor Faiçalville, e os trechos: Setor 1 (integral), Setor 2 (parcial) e Setor 3 (integral), do Parque Linear Macambira Anicuns, além de obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias: Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida César Lattes.

Essas obras incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Autor: Selma Soares, da editoria Macambira Anicuns