29/01/2015

AVANÇAM OBRAS DO PROGRAMA MACAMBIRA ANICUNS
Moradores da região sudoeste de Goiânia já começam a perceber os benefícios ambientais e de melhoria da mobilidade urbana que estão sendo propiciados por meio das obras

Quem passa pela região sudoeste de Goiânia já começa a ter uma noção dos benefícios que serão propiciados pelas intervenções previstas nesta primeira etapa de obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Atualmente estão em andamento várias frentes de serviço que vão desde a execução de redes de drenagem; proteção de margens no Córrego Macambira, à construção de travessias para melhoria do tráfego na região e abertura das pistas de caminhada e ciclovias que irão circundar o Parque. Os trabalhos estão em ritmo acelerado e já anima moradores e usuários que passam pelo local.

O Puama prevê a execução do Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville e do Parque Linear Macambira Anicuns, com extensão de 24 km que deverá abranger 131 bairros de Goiânia. Esse parque foi dividido em 11 trechos estratégicos de construção, denominados Setores, para melhor condução dos trabalhos. Nesta primeira etapa o conjunto licitado prevê a execução do PAM e dos Setores 1 (Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa, Loteamento Faiçalville, Residencial Privê Atlântico e Vila Rosa) e 3 (Loteamento Celina Park, Residencial Granville, Setor Novo Horizonte e Vilage Veneza) e parte do Setor 2 (Conjunto Cachoeira Dourada e Residenciais Aquários I e II).

Essa etapa ainda prevê obras que visam melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, englobando as travessias Avenida Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira, Avenida Trieste. Serão feito serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

As obras são executadas pelo Consórcio Construtor Puama, formado pelas empresas Elmo Engenharia, Gae Construtora e Comércio, e Sobrado Construtor, vencedor do último processo licitatório realizado no ano passado.

Recuperação ambiental

O principal escopo do Puama é a recuperação ambiental. Neste sentido está sendo feito o replantio de espécies nativas do Cerrado, inclusive plantas frutíferas, para recomposição florística da Área de Preservação Permanente (APP). A recuperação da APP é fundamental para a manutenção do curso hídrico; prevenção de processos erosivos; retenção de resíduos e prevenção de assoreamento do leito do córrego aumentando, por conseqüência, a biodiversidade local; além de garantir maior infiltração da água pluvial no solo contribuindo para a recarga do lençol freático.

Todo o Parque Linear e o PAM serão contornados por pistas de ciclismo e caminhada. No PAM já foi iniciada a abertura das vias, respeitando as árvores existentes evitando, assim, a necessidade de supressão das mesmas. “O principal objetivo desta obra é do ponto de vista ambiental. Então, nós estamos fazendo a recuperação do fundo de vale, combatendo erosões, fazendo drenagens pluviais e depois nós vamos construir equipamentos de esporte e lazer para a comunidade, ciclovias, quadras de esporte, pistas de caminhada e também algumas obras viárias, que estão previstas no âmbito do Projeto”, destaca Nelcivone Melo, Coordenador Executivo do Programa.

Molidade urbana

A mobilidade urbana também é um dos focos do Programa e está sendo contemplada neste primeiro momento. Está em andamento a execução da Travessia da Avenida Trieste, no Setor 3 (trecho de obra) que promoverá importante ligação dos setores Granville e Novo Horizonte. No local já foi feita a construção do bueiro e atualmente a via passar por serviço de terraplenagem.

Também será executada a travessia da Avenida Egirineu Teixeira, que irá proporcionar boa opção de tráfego para a região, ligando a Vila Mauá ao Parque Oeste Industrial. A Avenida Joaquim Pedro Dias, que liga o Bairro Goiá 2 à Vila Santa Rita, contará com a construção de travessia, importante interligação para melhorar o fluxo de veículos na região.

Vistoria

Entusiasmado com o ritmo dos trabalhos o Prefeito Paulo Garcia chamou a imprensa goiana e seu secretariado para conferir in loco a intensidade das intervenções na manhã dessa quinta-feira, 29. A cada frente de obra visitada o Prefeito foi explicando aos visitantes quais as ações ocorriam naquele local, qual seu objetivo e importância para a vida da comunidade da região. Ao final do passeio Paulo concedeu entrevista coletiva e destacou suas expectativas quanto ao Puama. “Eu faço uma avaliação muito positiva dos trabalhos. Estive aqui na semana passada e fiquei muito impressionado com o volume de obras realizadas. E vocês viram com os próprios olhos o ritmo dos trabalhos. São obras de proteção ambiental, adequação de estruturas, de melhoria viária e de requalificação urbana e é preciso que as pessoas tomem conhecimento do que está sendo feito, onde os impostos estão sendo investidos”, afirmou.

Na oportunidade, o Coordenador Executivo Nelcivone Melo também destacou a intensidade das obras. “Esse consórcio é formado por empresas goianas e está trabalhando de forma muito satisfatória e nós estamos contentes com o ritmo de trabalho que estão empreendendo, que como vocês podem ver está bastante acelerado”.

O Puama

O Puama é um conjunto de obras e ações focadas essencialmente na questão ambiental e sua sustentabilidade. A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é responsável por esse empreendimento que garantirá, com transparência e responsabilidade, melhor qualidade de vida para a população da Capital.

Parque Ambiental Urbano Macambira (PAM)

Parque Ambiental Urbano Macambira compõe o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e é uma área de preservação permanente, pois nele se encontram as nascentes do córrego Macambira inseridas em uma mata nativa remanescente com parte preservada e parte alterada pela ação do homem.

Com uma área estimada em 25,5 hectares, o Parque Macambira contará com um Núcleo Socioambiental; Núcleos de Estar - espaços equipados com pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, para a apreciação da paisagem do parque – um Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia e a Praça das Esculturas.

O Parque Ambiental Urbano Macambira faz parte da área da antiga Fazenda Macambira e apresenta uma mancha significativa de vegetação original. Situa-se na região sudoeste de Goiânia, no Bairro Faiçalville, região que encontra-se em pleno desenvolvimento urbano, com a abertura de novos loteamentos e com a implantação dos parâmetros urbanísticos de uso e ocupação do solo referentes ao eixo de transporte urbano.

Parque Linear

Com 24 km de extensão, inicia-se na altura do Setor Faiçalville, na divisa com Aparecida de Goiânia, percorrendo vários bairros de Goiânia, com término na Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, abrangendo no total 131 bairros de Goiânia e beneficiando mais de 350 mil pessoas.

O Parque Linear foi dividido em 11 setores estratégicos de construção e contará com: Núcleos Socioambientais; Parques de Vizinhança; Núcleos de Estar; Mais de 40 km de Pistas de Caminhada; Mais de 40 km de Ciclovias; Travessias; Quiosques; Quadras Poliesportivas; Academias de Ginástica; Pistas de Skate, entre outros.

Autor: Selma Soares, da editoria do Programa Macambira Anicuns