26/03/2014

PREFEITURA PARTICIPA DE 55ª REUNIÃO ANUAL DO BID
Assembleia de governadores do BID, que acontece de 27 a 30 de março, reúne líderes dos 48 países membros do Banco e é a instância máxima de tomada de decisões da Instituição

Entre os dias 27 e 30 de março, a Prefeitura de Goiânia, representada pelo secretário de Planejamento e Gestão para Resultados, Nelcivone Melo, responsável pela unidade executora do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), participa da 55ª reunião anual das Assembleias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Interamericana de Investimentos (CII).

Trata-se do evento mais importante do Banco, instância máxima de tomadas de decisões da instituição, que neste ano será realizada na Costa do Sauípe, na Bahia. Participarão dos debates líderes dos 48 países membros do BID, que irão examinar as necessidades de desenvolvimento da América Latina e do Caribe e discutir de que forma o BID poderá ajudar a região a lidar com esses desafios.

O BID é uma das principais instituições financeiras do mundo e a principal fonte de financiamento bilateral e conhecimento para o desenvolvimento da América Latina e Caribe. Antes da abertura da reunião será realizada uma série de seminários sobre temas de interesse dos participantes.

O encontro oficial representa um fórum de debates para os governadores do BID e da CII, em sua maioria ministros das finanças, presidentes de bancos centrais e seus assessores, que irão rever as operações do Banco e tomar decisões normativas importantes. Cada país membro designa um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital subscrito ao Banco pelo país. As decisões tomadas pelos governadores são registradas na lista de resoluções aprovadas e os governadores são responsáveis pela supervisão das atividades e administração do Banco.

Também participarão representantes de outras instituições de desenvolvimento, bancos comerciais, empresas e organizações da sociedade civil, além de representantes oficiais de projetos financiados pelo Banco.

Autor: Selma Soares