31/01/2014

DENÍCIO TRINDADE DEIXA PUAMA COM CONVICÇÃO DO DEVER CUMPRIDO
Distrato com a empresa contratada para as obras dos parques, início da execução dos equipamentos de saúde e educação e previsão de abertura das propostas do novo processo licitatório no dia 31 de março são motivos de comemoração para gestor, equipe e população

 O desentrave no distrato com a empresa que desistiu das obras dos parques previstos no Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama); o início das obras dos equipamentos de saúde e educação e a Não-Objeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – entidade financiadora do Puama – ao edital da nova licitação para contratação do conjunto de obras, são grandes ações a serem comemoradas, sobretudo pelo vereador licenciado Denício Trindade, que esteve à frente do Programa desde o início de 2013.;

Ações que se devem ao empenho de toda uma equipe capitaneada pelo Secretário Extraordinário, que agora deixa o Puama para assumir a Secretaria Municipal de Habitação. “Assumo novos compromissos na Administração Municipal com convicção do dever cumprido no Puama. Sei que ainda há muito a ser feito, mas tenho a certeza de que demos grandes passos na concretização deste sonho para que, de fato, o Macambira seja efetivado”, afirma.

 

Principais ações

Distrato - Um dos desafios enfrentados pelo Secretário Extraordinário Denício Trindade ao assumir o Puama foi a realização do distrato com a empresa contratada para executar as obras do Parque Ambiental Macambira e de outros 11 setores/trechos do Parque Linear ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns. As obras do Setor 1 e do Parque Ambiental Macambira (PAM) foram paralisadas em outubro de 2012. O distrato foi uma conquista que, segundo o Secretário, resultou da dedicação e empenho de todos que atuam junto à Unidade Executora do Programa. “A rescisão contratual de obras públicas não é fácil e nós tínhamos uma grande preocupação de que seria mais um processo moroso como tantos outros que vemos pelo Estado. Então, concluir esse distrato foi de suma importância para o Programa e, consequentemente, para a população que em breve poderá usufruir dos benefícios do Puama”.

Saúde e Educação - No mês de setembro foram iniciadas as obras de construção de três equipamentos sociais previstos no Programa: a Escola de Tempo Integral no Residencial Itamaracá e duas Unidades de Atenção Básica a Saúde da Família – o UABSF Rodoviário e o UABSF São Francisco.

As unidades UABSF Rodoviário e a UABSF São Francisco trarão benefícios para quase 28 mil moradores, população local estimada nos bairros localizados nas imediações dos equipamentos, segundo dados do censo IBGE de 2011.

Já a Escola do Residencial Itamaracá, que tem abrangência em bairros como Loteamento Capuava, Residencial Itamaracá, Setor Perim, Setor São José, Vila João Vaz, Vila São José, dentre outros, beneficiará mais de 18 mil moradores.

Mobilidade urbana - Em outubro foi entregue à população da região sudoeste da Capital a pavimentação asfáltica das Avenidas Nadra Bufaiçal e Independência, no Setor Faiçalville, que faz parte do escopo de ações de melhoria da mobilidade urbana previsto no Puama. Executada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), o trabalho contou com a orientação técnica e o acompanhamento da equipe de engenheiros do Puama, para manter e garantir as especificações técnicas do Projeto desenvolvido no âmbito do Puama, conservando os padrões estabelecidos pelo Programa.

Novo processo licitatório – A partir de agosto de 2013 foram iniciados os trâmites necessários ao novo processo licitatório internacional. Foi realizada Audiência Pública preparatória para contratação da empresa ou grupo de empresas que irá executar as obras previstas no Programa considerando, numa primeira etapa, os recursos financeiros disponíveis e contratados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paralelamente, os especialistas do Puama se empenharam na elaboração do novo edital, que foi remetido ao BID para apreciação. Nesta semana o Banco encaminhou resposta dando a Não-Objeção ao edital para que corram todos os trâmites legais necessários para a efetivação do Processo Licitatório e retomada das obras. Na próxima semana será feita a publicação do novo edital e a abertura das propostas está prevista para o dia 31 de março próximo.

Demais ações

Cabe destacar, ainda, que a execução do Puama não se limita apenas à construção dos parques previstos, mas prevê também uma série de outras ações que visam à melhoria da mobilidade urbana na Capital; recuperação ambiental das áreas degradadas; regularização fundiária; melhoria da infraestrutura dos bairros dentro da área de abrangência do Programa e melhoria da qualidade de vida da população diretamente afetada pelo Puama.

Sendo assim, uma equipe multiprofissional qualificada tem se empenhado para dar andamento a essas e diversas outras atividades, como o trabalho social que é realizado com as famílias que já foram e que serão relocadas da área de abrangência do Programa; assessoria jurídica nos casos de desapropriação que foram para a justiça bem como para elaboração do novo edital de licitação; atividades de cunho socioambiental para conscientização das famílias que permanecerão na área do Programa; trabalho administrativo para gestão da Unidade Executora do Programa (UEP); além de outras atividades já em fase de conclusão, como a realização de estudos e projetos de engenharia para detalhamento dos projetos executivos para as diversas obras.

Novos desafios

O ex-secretário do Puama agora irá encarar um novo desafio pela frente. Atendendo ao convite do prefeito Paulo Garcia, Denício assumirá a Secretaria Municipal de Habitação, onde terá responsabilidades distintas, mas que se complementarão, já que buscará cumprir um dos principais compromissos da Plataforma de Governo do Prefeito e também atender a um anseio pessoal de cidadãos goianienses. “O prefeito Paulo Garcia me cobrou pessoalmente empenho à frente da Secretaria Municipal de Habitação no para dar continuidade à construção de 40 mil casas, um compromisso de campanha dele”, destaca.

Ao mesmo tempo, o vereador licenciado terá a responsabilidade de ajudar na realização do maior sonho das famílias, que é o de possuir a casa própria. “Tive o prazer de receber do prefeito a missão especial de realizar o sonho de qualquer família, que é possuir a casa própria. Trabalharei com empenho, da mesma forma como o fiz no Puama. Me comprometi com o Prefeito neste novo desafio, que considero ser uma grande responsabilidade”, finaliza.


Autor:Assessoria de Comunicação do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns