25/11/2013

ESPECIALISTAS DO PUAMA FAZEM PALESTRA EM ESCOLA MUNICIPAL
À convite da unidade educacional especialistas foram apresentar o Puama aos alunos e comunidade escolar

 

Três especialistas do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns proferiram palestra na Escola Municipal Deputado Jamel Cecílio na manhã do último sábado, 23. Na oportunidade a equipe apresentou o Programa e os três componentes que norteiam as ações previstas: ordenamento urbano ambiental; consolidação dos bairros e sustentabilidade socioambiental. As especialistas também esclareceram que as ações do Puama vão além da execução de obras de recuperação ambiental, mas também prevê obras que objetivam a melhoria da mobilidade urbana; regularização fundiária; melhoria da infraestrutura dos bairros dentro da área de abrangência e melhoria da qualidade de vida da população diretamente afetada pelo Programa. 

A apresentação aconteceu à convite do grupo diretivo da escola em razão do projeto pedagógico “Parque Macambira: a natureza pede socorro”, que está sendo desenvolvido com os alunos desde o início do ano. Segundo a professora Lúcia Tereza, uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é propor a discussão sobre o assunto para chamar a atenção dos alunos para a conscientização ambiental a partir de um tema bem próximo dos alunos. “A comunidade escolar vai ser beneficiada pelo Programa e nada mais justo discutirmos um assunto que faz parte da realidade deles. O macambira está bem próximo da escola e precisa da conscientização de todos nós”, destacou a professora que informou que os alunos fizeram visita à área do parque e também entrevistaram os moradores que moram ao redor. “O objetivo é conscientizar e mobilizar a comunidade escolar para a preservação do macambira, posicionando a escola como polo divulgador, motivador e defensor do parque”, afirmou. 

 

Conferência de meio ambiente 

Entre as atividades realizadas no projeto está a “Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente”, realizada na instituição em agosto deste ano, em que foi escolhido o delegado que iria representar a unidade na conferência estadual. Gabryel Henrique dos Santos foi eleito delegado do meio ambiente da escola e durante a palestra nesta manhã o garoto, todo desenvolto, falou de como foi a experiência. “Foi muito bom eu aprendi muita coisa e teve muitos projetos de outras escolas interessantes, como o que aproveitava a água da chuva para irrigar hortas a partir da canalização de calhas”, destacou todo empolgado. 

O tema do projeto foi escolhido pelos próprios alunos por meio de votação e destaca a preocupação de todos com a degradação do parque a partir de ações impensadas e incorretas da própria população. 

 

Preservação do meio ambiente 

Durante a explanação as especialistas também deixaram clara a preocupação, tanto da Prefeitura quanto da Secretaria Extraordinária do Puama, em preservar e recuperar a área do Parque. Porém, é preciso a participação de todos na conscientização e denúncias do descarte ilegal de resíduos no local. “Nós somos uma comunidade em busca de um mesmo objetivo: a preservação do meio ambiente para promover a melhoria da qualidade de vida de todos nós”, destacou Erika Maria Siqueira, Especialista em Manejo de Áreas de Preservação. 

 

Discussão 

A diretora da escola, Maria de Fátima Bernardes Macedo, agradeceu a presença da equipe e dos pais que compareceram à reunião e destacou a importância dessa realização. “Foi muito bom para nós, pois entendemos que o Programa é muito maior do que nós pensávamos”. 

Avó de um aluno, a senhora Antônia de Menezes afirmou que também achou a exposição bastante esclarecedora e questionou quais os critérios para escolha dos bairros que iriam receber as melhorias. A equipe explicou que as demandas foram levantadas e definidas pelas próprias secretarias das respectivas áreas: saúde e educação. “O parque vai ser ótimo pra gente, mas a região precisa de mais uma escola e a gente queria que a comunidade fosse contemplada pela Prefeitura com mais esse benefício”. 



Autor: Selma Soares