11/11/2013

EMPRESA QUE FAZIA DESCARTE DE LIXO EM ÁREA DO PUAMA É MULTADA
Flagrante foi feito por agentes da Guarda Civil Metropolitana no momento em que o lixo era despejado

Uma empresa de fabricação de móveis foi multada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) hoje após ser flagrada despejando ilegalmente resíduos na área dos Parques do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns. O veículo foi surpreendido por agentes da Guarda Civil Metropolitana (CGM), que faziam ronda no local e presenciaram o descarte criminoso. O automóvel foi encaminhado ao pátio da Amma, onde ficou apreendido e a empresa foi multada em R$ 5 mil.

Monitoramento

Tanto a Guarda Civil Metropolitana quanto fiscais da Amma mantêm vigilância diária na área dos Parques do Programa para coibir o descarte de resíduos nas áreas de preservação. O desrespeito à legislação é tão grande que quando os responsáveis pelo despejo de lixo na área são abordados pelos fiscais, eles os ameaçam fisicamente, utilizando o veículo como instrumento intimidador.

De olho no Parque

Importante salientar que o Puama prevê ações de educação ambiental que buscam conscientizar a comunidade local sobre a importância da preservação do meio ambiente bem como de sua participação na proteção e fiscalização do espaço.

Por meio da ação “De olho no parque” serão realizadas visitas aos moradores e comércio circunvizinhos, a fim de orientá-los sobre o descarte correto de lixo e para que se tornem guardiões do Parque, formando uma rede de comunicação para denúncias de qualquer tipo de dano ambiental na área. Neste sentido, o Programa disponibiliza diversos canais de interação com a população para denúncias: pelos telefones 3524-3301 ou 156 ou pelo link “fale conosco” do site da Puama.

Autor: Selma Soares