21/10/2013

REGIÃO SUDOESTE DE GOIÂNA GANHOU NOVO CORREDOR VIÁRIO
Obra integra as intervenções de mobilidade urbana do Puama e foi entregue pelo Prefeito Paulo Garcia na manhã do último sábado

O Prefeito Paulo Garcia inaugurou na manhã do último sábado, 19, mais uma importante obra para a Capital, integrando a programação comemorativa da Prefeitura pelos 80 anos de Goiânia. Acompanhado de parte de seu secretariado e auxiliares, alguns vereadores e, sobretudo, moradores da região, Paulo Garcia entregou a pavimentação asfáltica das Avenidas Independência e Nadra Bufaiçal, no Setor Faiçalville. A intervenção faz parte do escopo de obras de melhoria da mobilidade urbana previstas no Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e foi viabilizada com recursos próprios da administração municipal, que serão contabilizados como contrapartida do Município no contrato de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Executada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), o trabalho contou com a orientação e o acompanhamento da equipe de engenheiros do Puama, para manter e garantir as especificações técnicas do Projeto, conservando os padrões estabelecidos no escopo de obras do Programa.

Durante a entrega o Prefeito destacou a alegria e a importância desse benefício para a população. “É motivo de grande satisfação para nós entregar essa obra, que será mais um corredor viário na região sudoeste da Capital”.

O apóstolo Newton de Paula da Igreja Embaixada Rocha Viva, situada na Av. Independência, agradeceu ao Prefeito pela obra. “Queremos agradecer porque essa obra é a realização de um sonho para todos nós e temos certeza de que o Parque Macambira vai fazer a diferença aqui na região, pois será um parque maravilhoso”.

Durante a inauguração ainda houve apresentação cultural de alunas do Colégio Jesus Maria José.

Mobilidade urbana

O Puama, além de ações que visam à recuperação ambiental, melhoria da infraestrutura urbana e social e ações de promoção da saúde e da qualidade de vida dos moradores, também executará obras estratégicas com o objetivo de melhorar o trânsito na Capital. Ações que serão realizadas, sobretudo, ao longo dos 24 km de extensão do Parque Linear.

Segundo o Secretário Extraordinário do Puama, Denício Trindade, a obra irá melhorar o trânsito na região. “Nesta área do Faiçalville o benefício será mais visível na Avenida Rio Verde, pois agora há uma nova opção de trajeto além da própria avenida o que, certamente, irá garantir maior fluidez no trânsito.”

Ao longo dos Parques ainda serão construídos mais de 40 km de ciclovias e de pistas de caminhada, que vão beneficiar mais de 350 mil pessoas residentes nos 131 bairros abrangidos pelo Programa.

A Avenida Independência

A Avenida Independência está localizada na cabeceira do Córrego Macambira, no bairro Faiçalville, e tem cerca de 2.330 metros de extensão. Deste total, 1.675 já eram pavimentados, no trecho entre as avenidas Ipanema e Leblon. O trecho executado tem 655 metros, sendo duas pistas, e está compreendido entre o entroncamento da Avenida Independência com as avenidas Abaeté e Ipanema. Contando com o trabalho executado na Av. Nadra Bufaiçal, foram feitas terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica de 1.200 metros de pista dupla. Um benefício direto para mais de 24 mil moradores residentes na área de abrangência do Setor 1 do Parque Linear, composto por cinco bairros da Região Sudoeste de Goiânia (Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa, Loteamento Faiçalville, Residencial Privê Atlântico e Vila Rosa).

Autor: Selma Soares