26/08/2013

SÁBADO DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA PARA MORADORES ATENDIDOS PELO PUAMA
Famílias participaram de diversos atendimentos na primeira edição da Jornada da Cidadania, evento realizado pela PUC Goiás e parceiros.

Retirada de documentos, serviços de saúde e orientação jurídica foram os principais atendimentos na Jornada da Cidadania procurados pelos moradores da área de abrangência do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Crianças, jovens, adultos e idosos foram acompanhados pela Equipe Social do Programa na manhã do último sábado, 24, para participar das atividades..

A população contará com atendimento na área jurídica e de saúde; consultoria em negócios e empreendedorismo; além de poder acompanhar apresentações culturais, participar de visitas monitoradas aos museus e aos laboratórios da universidade, além de atividades folclóricas, de arte e de cultura, como shows, filmes e exposições. Documentos pessoais também serão emitidos por meio de parceria com o Vapt Vupt.

Foram moradores do Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa, Loteamento Faiçalville, Residencial Privê Atlântico e Vila Rosa, bairros que integram o Setor 1 do Parque Linear, bem como as famílias transferidas pelo Programa para o Residencial Orlando de Morais. São famílias que moravam ou moram em áreas imprescindíveis à construção dos parques do programa.

Atendimentos

Realizado entre os dias 22 e 25 últimos, a Jornada é uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) com o apoio da Prefeitura de Goiânia e outras instituições. A organização do evento estima que cerca de 100 mil pessoas deve passar pela Jornada nos quatros dias do evento.

Foram oferecidos atendimentos na área jurídica e de saúde; consultoria em negócios e empreendedorismo; além de apresentações culturais, visitas monitoradas aos museus e aos laboratórios da universidade, além de atividades folclóricas, de arte e de cultura, como shows, filmes e exposições. Documentos pessoais também estão sendo emitidos por meio de parceria com o Vapt-Vupt.

A Aposentada Maria Laura Henrique, que mora no Residencial Orlando de Morais, foi com dois filhos, nora e dois netos. Fez uma verdadeira investigação de saúde, passando por vários atendimentos na área e voltou para casa satisfeita com os resultados. “Graças a Deus eu não tenho nenhum problema de saúde, tem quatro anos que não preciso tomar remédio”, afirma a moradora de 77 anos.

Já a filha dela, Orany Henrique dos Santos, não tem a mesma sorte. A dona de casa apresentou algumas alterações na taxa de glicemia e precisa fazer acompanhamento das taxas de colesterol, problemas que já tinha conhecimento, mas que fez questão de realizar novos exames para verificar os índices. “É muito bom participar dessas coisas, pra gente ver se tá tudo certo com nossa saúde”.

Dona Maria Laura também aproveitou a oportunidade para fazer o Passaporte do Idoso, o que espera usufruir logo, pois precisa visitar um irmão que mora em outra cidade.

A meninada presente, que estava acompanhada dos pais, pode retirar alguns documentos como identidade e CPF. Além disso, também puderam prestigiar apresentações circenses, brincar no Parque da Criança e visitar a estação Vida e Natureza, onde apreciaram animais em exposição na ‘fazendinha’ e ainda ver animais empalhados distribuídos pela área do evento.

Trabalho social

A participação das famílias atendidas pelo PUAMA nesse evento integra as ações desenvolvidas pela equipe social, que visa a mobilização e organização da população em ações de fortalecimento dos laços de vizinhança e a socialização, em razão da nova moradia, capacitação e ações de educação ambiental, visando à a melhoraria da qualidade de vida e as condições de trabalho dos moradores.

Autor: Selma Soares