O que é o DPGE:
“ O Departamento de Geoprocessamento é a unidade da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAM) que tem por finalidade promover, coordenar e controlar a atualização do Mapa Urbano Básico Digital do Município de Goiânia (MUBDG) e de seus aplicativos, bem como do Cadastro de Logradouros e a Numeração Predial Oficial ”.( Decreto n° 1330 de 04/08/2000 )
Integram o Departamento de Geoprocessamento, as seguintes unidades:
· Divisão de Informações Geográficas – DVIG
- Setor de Mapa Digital – STMD
· Divisão de Cadastro e Denominação de Logradouros – DVCL
- Setor de Atualização Cadastral – STAC
· Divisão de Topografia – DVTO

Este departamento está intrinsecamente direcionado em suas atividades, ao Geoprocessamento, o qual pode ser entendido como sendo um conjunto de tecnologias voltadas a coleta e tratamento de informações espaciais e não espaciais acerca da Terra.

O Geoprocessamento da SEPLAM neste processo, executa funções de Geoprocessamento, bem como associação com base de dados alfanuméricos. Estas operações, associadas ao planejamento, podem oferecer instrumentos de pesquisa, análise e avaliação, em diversas áreas: meio ambiente, sistema viário, transporte, saúde, educação, etc. Para a realização dessas operações é necessário a existência de Mapa Digital, Imagens de Satélites e de um Banco de Dados Informatizados, bem como computadores, softwares e uma equipe de profissionais multi disciplinar.

O projeto de Geoprocessamento da Prefeitura de Goiânia, conhecido por SIGGO(Sistema de Informação Geográfica de Goiânia), começou a ser discutido no inicio da década de 1990.

Em 1994 foi formalizado o convênio entre a Telegoiás, Celg, Saneago e Município de Goiânia, quando foram dados os primeiros passos para a efetiva formação de uma base espacial para uso em sistemas de Informação Geográfica.

No período de 1994 a 1996, a Prefeitura de Goiânia, em conjunto com os demais convenentes, criaram o MUBDG(Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia). Esta base de dados tem sido periodicamente atualizada e distribuída através da publicação de novas versões. A última versão publicada é a de número 18. A cada versão concluída, é distribuída uma cópia para cada convenente.

A Companhia de Processamento de Dados da Prefeitura de Goiânia, a COMDATA, está interrelacionada com a Secretaria Municipal de Planejamento(SEPLAM) onde somam esforços afim de manter o Geoprocessamento da Prefeitura.

O Departamento de Geoprocessamento da SEPLAM, gera insumos para a validação Topológica que é processada pela COMDATA. Por outro lado, a COMDATA gera insumos para que o Departamento de Geoprocessamento execute a Modelagem de Dados Espaciais e Modelagem Funcional, de processos que envolvam análises espaciais.

Quanto aos Dados, antes de serem disponibilizados a todos os usuários, os mesmos devem ser modelados, documentados, derivados, integrados, validados, convertidos para diversos padrões e sofrer outros tratamentos que garantam sua aderência ao modelo adotado pela Prefeitura.

Esta parceria abrange consulta e geração de produtos que envolvam o Desenvolvimento de Aplicativos e geração de versões do SIGGO.

Serviços Disponibilizados ao Público:

· Recortes do Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia (MUBDG).
O Mapa Urbano Básico Digital, em sua totalidade, tem os seus usos e acessos restritos. No entanto, de forma parcial, poderão ser oferecidos recortes ao público em geral. Para acessar ao serviço de recortes do Mapa Urbano Básico Digital, o interessado poderá requerer, gratuitamente, através de ofício endereçado a Secretaria Municipal de Planejamento ou verbalmente no Departamento de Geoprocessamento do SEPLAM no periodo vespertino. É necessário indicar através de planta, a localidade pretendida, acompanhada de um Cd, para ser gravado o referido recorte.

· Numeração Predial Oficial.  - CLIQUE AQUI!

Para se requerer o Número Oficial do Imóvel, é necessário comparecer à uma das Agências de Atendimento da Prefeitura Municipal de Goiânia, preencher o requerimento em formulário próprio, acompanhado de croqui explicativo do local pretendido com indicação da inscrição cadastral do imóvel (IPTU). Para este serviço é cobrada uma taxa. Este croqui deverá constar a indicação da quadra, lote e nome (s) do (s) logradouro (s) e números oficiais porventura existentes, bem como indicação dos números oficiais dos imóveis lindeiros.
Há hipótese de imóvel voltado para dois ou mais logradouros, informar qual o logradouro pretendido como acesso principal ao imóvel.
MAPA DO MUNICIPIO DE GOIÂNIA
Bairros
Expansão Urbana
Principais vias e acessos / Equipamentos Urbanos
Regionalização / Divisa de Municípios
Circunscrição Cartorária

BANCO DE DADOS
Listagem dos bairros do município de Goiânia
Cadastro de parcelamento e glebas
Cadastro de logradouros / CEP