Saúde
Protocolo para dispensação do Palivizumabe (formulário)
Telematrícula
Edital Chamamento
Saúde 0009/2009

Prorrogado até 11/01/2010
Concurso
Processo Seletivo
Cultura
(Editais)
Saúde

PROJETO MACAMBIRA/ANICUNS

PROJETO MACAMBIRA/ANICUNS

Documentos para consulta Fale conosco

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO

    O avanço desordenado sobre matas ciliares exigiu, da Prefeitura de Goiânia, a execução de sua política de proteção e recuperação dos fundos de vale, com o planejamento da reestruturação habitacional e da malha viária urbana.
    No Ribeirão Anicuns desaguam os principais cursos d'água urbanos de Goiânia. Para ele afluem os córregos Macambira, Cascavel e Botafogo, que drenam toda a área central de Goiânia e parte das regiões oeste, sul e leste. Estima-se que 70% da população da capital esteja nestas sub-bacias.
    O Projeto abrange ações nas áreas de meio ambiente, urbanização, habitação e sistema viário, em uma área superior a 5 milhões de metros quadrados(500 ha) nas regiões norte, noroeste e oeste de Goiânia.


1 - UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

    O projeto prevê a criação de três unidades de Conservação Ambiental em sua área de influência direta e indireta, totalizando mais de 3 milhões de metros quadrados de áreas a serem recuperadas e preservadas:



2 - MEIO AMBIENTE

Do ponto de vista ambiental, o projeto propõe:
A recuperação ambiental de áreas de preservação permanente dos fundos de vale do Córrego Macambira, desde sua nascente, e do Ribeirão Anicuns, entre a foz do Macambira e o Rio Meia Ponte, e a criação de Unidades de Conservação Ambiental na área de influência direta e indireta do projeto.
A incorporação e recuperação de uma extensa área de fundo de vale, hoje degradada com presença de esgotos domésticos e industriais, entulhos e resíduos sólidos de toda ordem.
A adequação da proposta urbana às novas condições sanitárias do Rio Meia Ponto e do Ribeirão Anicuns.


3 - RECUPERAÇÃO DOS FUNDOS DE VALE

    O projeto de reurbanização dos vales do Macambira e Anicuns prevê a recuperação dos fundos de vale na sua área de influência, respeitando e protegendo planícies de inundação naturais e buscando controlar inundações em áreas habitadas.
    A recuperação de áreas de preservação permanente vai ser realizada com a revegetação dos fundos de vale, e sua proteção será feita, através de ações que garamtam não somente a recuperação das áreas de nascentes e faixas ciliares, mas também a sua preservação futura.



Imprimir


Prefeitura de Goiânia Principal   |  Fale conosco   |  Mapa do Site
Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges(Paço Municipal)
Av.do Cerrado nº 999 - Park Lozandes - Goiânia - GO CEP 74.884-900