Saúde
Protocolo para dispensação do Palivizumabe (formulário)
Telematrícula
Edital Chamamento
Saúde 0009/2009

Prorrogado até 11/01/2010
Concurso
Processo Seletivo
Cultura
(Editais)
Saúde


Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga

 
Com arquitetura em art-déco, estilo que marcou as construçőes de sua época, o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga foi fundado em 1946 com acervo formado por documentos históricos, utensílios antigos, objetos relacionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas. Seu nome presta justa homenagem ao primeiro diretor, professor Zoroastro Artiaga, que permaneceu no cargo até 1957 e posteriormente de 1964 a 1971, sendo responsável pela caracterizaçăo da instituiçăo, enquanto museu eclético.
Funcionando em prédio próprio, o museu é freqüentado por um público bastante diferenciado que abrange estudantes, turistas, pesquisadores e a comunidade de um modo geral. Todos nas busca de informaçőes específicas sobre aspectos históricos e culturais do Estado. Na parte térrea do prédio ficam as exposiçőes; administraçăo, reserva técnica, biblioteca e folclore se localizam na parte superior.
Em uma das alas encontram-se expostas coleçăo de arte sacra, arte popular e objetos relacionados a história da Revoluçăo Industrial, institulada como "Industrializados". Na outra ala, fica, amostra, uma exposiçăo de minerais e rochas característicos de regiőes do Estado, uma de artefatos indígenas, além de dioramas.Um com aves nativas do cerrado, outro sobre mineraçăo e um terceiro referente a etnologia.
A seçăo de folclore estampa a riqueza da cultura do povo goiano. Registra-se a presença de material representativo das várias regiőes do estado. O descaroçador de algodăo, a roda, o tear remontam o visitante aos antigos mutirőes de fiandeiras. Roupas e máscaras lembram as tradicionais cavalhadas de Pirinópolis e Santa Cruz. O departamento de imagem e som com mais de mil discos em 78 rpm completam o acervo do museu num importante resgate da história dos goianos.

Endereço: Praça Cívica, 13, Centro
Telefone: (62) 223-1763
Visita: De Terça a Sexta-feira - Das 9 ŕs 17 horas
Sábados, Domingos e Feriados - Das 9 ŕs 16 horas


 








Prefeitura de Goiânia Principal   |  Fale conosco   |  Mapa do Site
Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges(Paço Municipal)
Av.do Cerrado nº 999 - Park Lozandes - Goiânia - GO CEP 74.884-900



.