|
Assessoria da Juventude organiza relatório sobre realidade da juventude Goianiense
Com o objetivo de ampliar o debate sobre a realidade juvenil de nossa capital, e compartilhar informações sobre o tema entre entidades que trabalham com adolescentes, a Assessoria da Juventude organizou em maio/2006, a oficina Um retrato da juventude Goianiense. O evento contou com a presença do Secretário de Turismo, Waldomiro Dall Agnol, este representando o Exmo. Prefeito de Goiânia, Íris Rezende, e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Agenor Mariano. Ainda estiveram presentes representantes do Movimento Hip Hop Gospel de Goiás, Sociedade Black, CAMP-Gnia, representantes de escolas particulares de Ensino Médio, professores universitários e funcionários de vários órgãos da Prefeitura.
Durante a oficina que está relacionada com o projeto de erradicação da pobreza juvenil da Rede URB-AL, foram apresentadas quatro palestras. Dr. Francisco Júnior, Secretário de Planejamento, e Leonardo Reis, Assessor da Juventude, explicaram sobre a Rede URB-Al, e os projetos a ela relacionados. O representante do Consórcio Social da Juventude-Gente Cidadã, Roni Cavalcante, falou a respeito deste programa. Já o Coordenador Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier, Lourival Rodrigues, apresentou dados a respeito de jovens em Goiânia, nos últimos cinco anos.
Como resultado das palestras e discussão entre o público presente, foi elaborado um relatório com as informações recebidas para ser compartilhado com as outras quatro cidades que fazem parte deste projeto de combate à pobreza juvenil: Guarulhos -BR, Pergamino - ARG, Província de Turim - ITA, Vila Real de Santo António - PORT.
Rede URB-AL
Goiânia faz parte do projeto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projetos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia Urbana” que constitui a URB-AL. Esse projeto é formado por grupo de agentes locais da União Européia e da América Latina que tem como objetivo o combate à pobreza, procurando possibilitar a melhoria da qualidade de políticas públicas locais urbanas nas cidades da América Latina e Europa.
Juntamente com Goiânia, Guarulhos/Brasil, Pergamino/Argentina, Província de Turim/Itália, Vila Real de Santo Antônio/Portugal, também estão desenvolvendo esse trabalho de combate a pobreza juvenil. O objetivo é atender jovens de 16 a 24 anos em situação de pobreza.
Na capital Goiana, é a Assessoria Especial para Assuntos da Juventude que toma frente do projeto de erradicação da pobreza juvenil da Rede URB-AL. O programa que a Assessoria desenvolve junto à URB-AL é o do Consórcio Social da Juventude-Gente Cidadã. Como um dos objetivos da Rede URB-AL é o da democratização da informação através do compartilhamento de informações e troca de experiência entre as cidades participantes do projeto, foi elaborado um relatório com as informações sobre a realidade da juventude Goianiense.
|