Consórcio Social da Juventude – Gente Cidadã

            O Consórcio Social da Juventude de Goiânia - GENTE CIDADÃ é uma ação do Programa Nacional Primeiro Emprego (PNPE), que busca alcançar jovens com dificuldade em ter acesso ao Sistema Nacional de Emprego – SINE, em virtude de suas condições sócio-econômicas. Tem como meta a formação de 500 jovens, prioritariamente mulheres, na faixa etária dos 16 aos 24 anos, com pouco acesso a conhecimentos e recursos mínimos necessários ao seu ingresso no mundo do trabalho, com a conseqüente inserção destes jovens no mercado, via empregos formais e/ou ocupações alternativas, geradoras de renda. São desenvolvidos trabalhos para a formação e qualificação priorizando a promoção da equidade de gênero, inspirando-se no humanismo, nos valores éticos e sociais e na cultura da paz. 
           
Os Consórcios Sociais da Juventude, presentes em várias capitais brasileiras, são geridos pela sociedade civil - ONGs, movimentos sociais e organizações da juventude. Ainda, podem o setor privado, governos e organismos de financiamento e cooperação, participarem como parceiros, buscando construir um processo de funcionamento que garanta a autonomia futura destes Consórcios, sem a dependência dos recursos públicos. 
            Em Goiânia, o Consórcio Social da Juventude - GENTE CIDADÃ como formação a Associação de Cristãos Evangélicos em Defesa da Vida – ACEDEVIDA, sendo esta a Entidade Âncora e que celebra o convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, além de manter contrato com as Entidades Intervenientes para a execução das ações de implementação do Plano de Trabalho conveniado. Já as Entidades Intervenientes, são as que implementam as ações específicas articuladas no plano de trabalho e são executadas com o acompanhamento do Conselho Deliberativo, são  estas: AGARC, CECAJE. Já as Entidades Parceiras são os órgãos públicos, os organismos de financiamento e de cooperação, as instituições do setor privado, as organizações paraestatais, que serão interlocutores e parceiros da sociedade civil, na implementação do Programa e terão papel fundamental na orientação estratégica e direcionamento da Política, são estas: Assessoria Municipal da Juventude, Assessoria Municipal da Mulher, Banco do Brasil, Casa da Juventude, CECOM, CDI, Cidadão 2000, CDT, DRT, FUMDEC, Instituto Brasil Central, Movimento e Ação Instituto, Secretaria Estadual do Trabalho e Transas do Corpo.
           Oficinas Profissionalizantes - Na primeira etapa foram prospectadas no mercado, em especial junto ao SINE as seguintes oficinas Profissionalizantes: Artesão /Bordado em Pedraria, Auxiliar de Produção Audiovisual, Garçom/Garçonete, Manutenção de Computadores e Equipamentos, Profissional da Beleza, Profissional de Corte Costura e Customização, Profissional da Cozinha, Profissional de Marcenaria, Profissional de Panificação e Confeitaria, Profissional de Teleatendimento, Profissional do Varejo e Secretária/Recepcionista.

         Neste programa são beneficiados jovens de ambos os sexos, prioritariamente mulheres, na faixa dos 16 aos 24 anos, desempregadas(os) ou precariamente ocupados que se enquadram em uma ou mais das seguintes situações:

·  Renda familiar per capita de até ½ salário mínimo;

·  Mães solteiras;

·  Risco eminente de prostituição;

·  Analfabetismo(os) e/ou com educação básica;

·  Moradora(o) de rua e/ou  abandono familiar;

·  Conflito com a lei e/ou outras formas de risco social;

·  Portadoras(es) de necessidades especiais;

·  Afro-descendentes; indígenas, homossexuais e/ou jovens oriundos de qualquer segmento social tradicionalmente excluído. 

Centro da Juventude - Além dos cursos profissionalizantes, o Consórcio Social da Juventude abriga o Centro da Juventude, onde os jovens atendidos e a comunidade em geral têm a oportunidade de Inclusão Digital. Este Centro conta com computadores ligados a internet, e está localizado na rua R 1, nº 207 Setor Oeste.